15 dicas para consumir iogurte

15 dicas para consumir iogurte

15 dicas para consumir iogurte

COMO ESCOLHER O MELHOR IOGURTE PARA A DIETA

O iogurte é um alimento excelente para a saúde! Contribuiu para o bom funcionamento do intestino, deixa a pele e o cabelo mais bonitos e é rico em vitaminas, minerais, proteínasfibras e gorduras boas.

Mas com tantas opções aparecendo no mercado dia após dia, como saber qual o melhor iogurte para a dieta, que auxilie na perda de peso saudável, por exemplo?

Para saber qual a melhor opção para você consumir, é preciso ter um objetivo definido. Você quer emagrecer ou manter o peso?

Além disso, fatores como idade e intolerância à lactose também vão ser determinantes na escolha do alimento.

Quais os benefícios do iogurte para a saúde?

De forma geral, independente do tipo, o iogurte é muito bom para a saúde. Com relação ao leite, por exemplo, o iogurte sai na frente na disputa!

Ele contém menos lactose (açúcar presente no leite e derivados) que o leite, substância à qual muitas pessoas são intolerantes; além disso, ele é uma excelente fonte de cálcio, com mais concentração da substância do que o leite.

Fonte de cálcio

cálcio é um nutriente muito importante para a saúde dos ossos e dentes, e também é um grande aliado no controle do peso. Também protege o coração e auxilia no processo de coagulação do sangue e de cicatrização das feridas.

Rico em nutrientes

O iogurte é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, e minerais como potássio, magnésio e fósforo. Por ter efeito probiótico, estimula a flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e aumentando a absorção de minerais e vitaminas.

Consequentemente, ele eleva a imunidade, deixando o organismo mais forte e resistente a inflamações e infecções.

Poderoso emagrecedor

Por contribuir com a saúde do intestino, o iogurte colabora de duas formas para a perda de peso: quando o intestino vai bem, o corpo libera mais neurotransmissores responsáveis pela saciedade e, assim, você sente menos fome; um intestino saudável facilita a absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais, mantendo o corpo mais saciado.

15 dicas para consumir iogurte

Amigo do bom humor

Como o iogurte tem o poder de melhorar o funcionamento do intestino, ele deixa as pessoas mais dispostas e animadas para realizar as atividades cotidianas, além de deixar o bom humor lá em cima.

Ótimo para a pele e cabelo

E você sabia que o iogurte também combate o envelhecimento? Ele contém vitamina A, que é excelente para a saúde da pele; por contribuir com o bom funcionamento do intestino, ele também faz com que as toxinas sejam eliminadas e isso se reflete na pele e no cabelo.

Para completar, durante a fermentação do iogurte, a lactose se transforma em ácido lático, um ótimo esfoliante e hidratante que suaviza rugas e expressões faciais, bem como deixa a pele firme.

Por isso, há várias receitas caseiras para hidratantes corporais e máscaras capilares feitas a base de iogurte. No mercado, também existem produtos que levam o iogurte em sua composição.

15 dicas para consumir iogurte

É versátil

A versatilidade do iogurte é enorme. Como já vimos, ele pode ser usado até em cosméticos para cuidar da pele e do cabelo.

Também é utilizado em várias refeições, tanto doces quanto salgadas, como mousses, gelatinas, sorvetes caseiros, molhos para saladas etc. Sem contar que é uma delícia, não é mesmo?

Iogurte x bebida láctea

Mas, atenção!  O iogurte e o leite fermentado devem ter, obrigatoriamente, a presença de duas bactérias: a Streptococuccus thermophilus e a Lactobacillus bulgaricus.

Sem essas bactérias, que fermentam o iogurte, deixando ele com o sabor azedinho e a textura cremosa, o que temos é a bebida láctea, que não é rica em nutrientes.

Apesar de ser menos calórica, a bebida láctea, que é composta em mais da metade por soro de leite, não apresenta os mesmos benefícios que o iogurte, embora possa enganar muitos por ter o rótulo muito parecido.

15 dicas para consumir iogurte

Quais são os tipos de iogurte?

A cada dica surgem novos tipos de iogurte no mercado, para atender às várias demandas de pessoas que querem um produto menos calórico, sem adição de açúcar, com baixo teor de gordura ou livre de lactose, por exemplo.

Natural

A versão natural do iogurte nada mais é do que o leite transformado em iogurte, sem adição de açúcar, frutas, mel etc.

Ele é rico em nutrientes e tem o dobro de cálcio e é a opção mais saudável entre os iogurtes. Pode ser consumido puro, com frutas, cereais, ou usado em molhos para saladas e receitas diversas.

Integral

É a versão do iogurte com mais calorias e gorduras. É indicado para crianças, que precisam de muita energia, por exemplo, e para as pessoas que precisam aumentar as calorias diárias por algum motivo.

Desnatado

Tem menos calorias do que o iogurte integral e menos gordura, mas contém a mesma quantidade de proteínas e cálcio que a versão integral.

É uma ótima opção para quem está de dieta e quer reduzir as calorias, por apresentar um baixo teor de gordura.

Light

15 dicas para consumir iogurte

15 dicas para consumir iogurte

É a opção sem açúcar e com baixo teor de gordura, e devem ser a opção de quem tem diabetes ou alguma restrição com o consumo de açúcar e/ou gordura.

Grego

O iogurte grego tem feito muito sucesso no mercado por seu sabor e textura marcantes. É uma versão drenada, sem o soro do leite, que o deixa mais consistente. É possível encontrá-lo nas versões integral e desnatado.

15 dicas para consumir iogurte

Coalhada

Assim como o iogurte grego, a coalhada não contém o soro do leite e, por isso, é mais cremosa que o iogurte tradicional. Ela é feita a partir do leite fermentado e coagulado e tem vários benefícios como o iogurte.

Lacfree

Com o aumento de pessoas intolerantes à lactose, vários produtos lacfree, livres de lactose, estão sendo lançados no mercado, inclusive iogurtes.

Apesar de a lactose dos iogurtes ser bem menor que a do leite, por exemplo, há pessoas que sentem mal-estar ao consumir um iogurte comum.

Se esse é o seu caso, busque as versões sem lactose, a base de soja.

Leite fermentado

O leite fermentado é obtido através da fermentação do leite e a adição de mais fermentos. Assim como o iogurte, é rico em proteínas, cálcio e nutrientes, e é um excelente regulador do intestino, graças aos lactobacilos que contém.

Iogurte de frutas x natural

Os iogurtes integrais, desnatados, ligths, coalhadas etc., descritos acima, podem ser encontrados tanto de forma natural, sem sabor, quanto com sabores de frutas.

O natural é mais recomendado por fazer mais bem à saúde, pois não contém corantes nem aromatizantes artificiais.

Para quem não abre mão do sabor, a sugestão é bater o iogurte natural com uma fruta, por exemplo, ou acrescentar cereais. Mas se você quer levar uma opção do iogurte de fruta para o trabalho, não tem problema!

É só procurar os que têm a menor quantidade de aditivos químicos possíveis. E quando estiver em casa, procure optar pela versão natural.

Como escolher o melhor para a dieta?

As versões desnatadas, lights e zero são as mais indicadas para quem está de dieta. São opções que contem até 80 calorias, são livres de açúcar e têm baixo ou nenhum teor de gordura, o que é fundamental para quem está passando por um processo de emagrecimento.

Além disso, é fundamental manter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Apesar de o iogurte ser muito bom para a saúde e aliado na perda de peso, não adianta comer potes e mais potes do alimento e continuar se alimentando mal, com uma dieta rica em alimentos industrializados, calóricos, cheios de açúcar, frituras etc.

Combinações que tornam o iogurte ainda melhor

Sozinho, o iogurte já apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Combinado com os alimentos certos, ele se torna ainda mais rico em nutrientes e mais gostoso!

Frutas

O iogurte é uma fonte rica de proteína e as frutas, de carboidratos. Por isso, a combinação entre esses dois alimentos é excelente: rica em fibras, promove a saciedade e dá energia. As frutas secas também são bem-vindas.

15 dicas para consumir iogurte

Aveia

aveia é um alimento muito saudável, que apresenta diversos benefícios para a saúde.

Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), evita o estoque de gordura em forma de pneus indesejados e aumenta a saciedade, controlando o apetite e auxiliando no emagrecimento.

Juntos, aveia e iogurte formam uma dupla incrível que causam inúmeros benefícios para o organismo e para a perda de peso.

Só é importante se lembrar de que a ingestão de fibras deve ser associada ao consumo de água, para que o efeito delas não seja revertido e o intestino fique preso em vez de regulado.

Gelatina

A mistura de iogurtes com gelatina diet resulta em uma ótima opção para quem está de dieta, mas não resiste a um doce.

Além de saborosa, a gelatina é uma ótima fonte de colágeno e, por isso combate a flacidez e deixa a pele firme.

15 dicas para consumir iogurte

Chia

chia é um alimento rico em Ômega 3, fibras e proteínas, e combinada com o iogurte forma uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois ela aumenta a saciedade e suga a gordura, evitando o acúmulo da mesma no abdome.

Só é preciso cuidado no consumo, pois a chia é considerada um alimento calórico. Uma colher da semente tem, em média, 60 calorias.

Além disso, ela tem que ser consumida hidratada, para adquirir uma forma gelatinosa.

Linhaça

Assim como a chia, a linhaça é uma boa fonte de Ômega 3 e fibras e tem grande poder para eliminar as gordurinhas.

Por também ser calórica, seu consumo máximo diário deve ser de 3 colheres de sopa.

Granola

A granola é um alimento rico em nutrientes pois mistura vários cereais, frutas secas e oleaginosas, que são fontes de gorduras boas, fibras e substâncias antioxidantes.

Como tem vários ingredientes ricos, a variedade de nutrientes ingeridos é enorme.

E quando aliada ao iogurte, ela proporciona um lanche completo e delicioso, que vai te saciar e acabar com a vontade de comer doces.

Só é preciso ter atenção às várias opções disponíveis no mercado, pois há versões com mel, açúcar, mais e menos calóricas.

O que evitar

Na hora de combinar o iogurte com outros alimentos, atenção às versões de cereais e granolas açucaradas, que podem elevar o valor energético do alimento e acabar provocando o aumento de peso.

Com criatividade é possível preparar várias receitas saborosas com iogurte como frozen, mousses e sorvetes, que são boas opções para a sobremesa do fim de semana, para se deliciar sem enfiar o pé na jaca.

Além disso, iogurtes naturais podem ser um ótimo ingrediente para molhos de saladas, com ervas e temperos naturais. Carnes também podem ser marinadas no iogurte natural, que serve, ainda, para fazer massas de tortas e cremes.

Qual a hora certa de tomar?

Apesar de todos os benefícios que o iogurte tem para a saúde, ele não deve ser consumido em qualquer momento do dia.

O cálcio presente no alimento atrapalha a absorção do ferro, presente nas carnes vermelhas, grãos e folhas escuras, e que geralmente são ingeridas durante o almoço e o jantar.

Por isso, dê preferência para o iogurte no café da manhã ou nos pequenos lanches entre as principais refeições, evitando o consumo dele como sobremesa logo após o almoço ou o jantar.

Encontrar o melhor iogurte para a dieta é uma tarefa bem mais simples do que parece, não é mesmo?

Além de fazer a escolha certa, é muito importante ficar atento ao prazo de validade do iogurte e forma de armazenamento, para adquirir produtos frescos.

15 dicas para consumir iogurte

Encontre nossa página no  Google+

Tags:

Deixe Seu Comentário