3 receitas abobora para dieta

 

Como a cor laranja brilhante pode sugerir, a abóbora é um poderoso alimento repleto de nutrientes. A abóbora é uma boa fonte de vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B, fibras alimentares, além de conter grande parte dos minerais essenciais, como potássio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e zinco.

Lasanha de Abobrinha

3 receitas abobora para dieta

Ingredientes: *2 colheres (sopa) de azeite de oliva *2 cebolas médias em rodelas *4 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados *3 colheres (sopa) de manjericão picado *2 colheres (sopa) de maisena *1 xícara (chá) de leite desnatado *1 xícara (chá) de queijo cottage *1/2 kg de abobrinha em rodelas cozida no vapor *100 g de massa para lasanha cozida “al dente” *2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado *sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes:

*2 colheres (sopa) de azeite de oliva
*2 cebolas médias em rodelas
*4 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
*3 colheres (sopa) de manjericão picado
*2 colheres (sopa) de maisena
*1 xícara (chá) de leite desnatado
*1 xícara (chá) de queijo cottage
*1/2 kg de abobrinha em rodelas cozida no vapor
*100 g de massa para lasanha cozida “al dente”
*2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
*sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma panela e junte a cebola, os tomates, o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue até os legumes murcharem. Reserve. Ligue o forno à temperatura média. Bata por 1 minuto no liquidificador a maisena, o leite, o queijo e o sal. Transfira para uma panela e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um molho homogêneo.

Unte um refratário de 20 x 15 cm com o restante do azeite, forre o fundo com a metade da massa e monte camadas alternadas de abobrinha, molho branco (reserve 4 colheres de sopa) e do refogado de tomate. Cubra com a massa restante, espalhe o molho branco reservado e polvilhe o parmesão. Leve

3 receitas abobora para dieta

Carpaccio Recheado com Creme de Abobrinha

3 receitas abobora para dieta

 

 Ingredientes:
*1 abobrinha-italiana média
*1/2 xícara (chá) de ricota picada
*1 colher (sopa) de azeite de oliva
*1 colher (sopa) de cebola ralada
*1 colher (sopa) de alcaparras
*20 fatias de carpaccio
*20 folhas grandes de agrião
*3 colheres (sopa) de mostarda
*sal a gosto

Preparo:
Limpe a abobrinha, pique e coloque-a em uma panela. Junte 3 colheres (sopa) de água e cozinhe, em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até a abobrinha ficar “al dente”. Transfira para o processador, junte a ricota, o azeite de oliva, a cebola, as alcaparras e o sal. Bata até obter uma pasta homogênea e retire. Abra as fatias de carpaccio em uma superfície lisa. Em cada uma coloque uma folha de agrião e distribua o creme de abobrinha. Enrole as fatias de carpaccio e disponha-as em uma travessa. Se preferir, decore cada rolinho com uma alcaparra. Sirva com a mostarda.

Rendimento: 20 unidades
Calorias por unidade: 30

Quibebe de abóbora

3 receitas abobora para dieta

Um prato diferente e leve. Ideal para acompanhar um filé de carne magra.

Ingredientes:

2 cebolas pequenas raladas
1 abóbora média sem casca, cortada em cubos
3 dentes de alho picados
3 col. (sopa) de óleo
1 tomate sem pele e sem semente em cubos
Água (suficiente para cobrir a abóbora no preparo)
Sal a gosto
Salsa picada a gosto

Preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourar. Junte o tomate. Refogue por mais 3 minutos e acrescente a abóbora. Cubra com a água, tempere com sal e deixe cozinhar até a abóbora ficar molinha. Mexa vigorosamente com uma colher para desmanchar a abóbora. Ajuste o sal e acrescente a salsa.

• Rende: 6 porções
• Calorias por porção: 80

3 receitas abobora para dieta

Encontre nossa página no  Google+