COMO FAZER UMA DIETA SEM GLÚTEN

OS SEGREDOS DA PROTEÍNA

Nas perguntas e respostas a seguir , vamos lhe contar quais os segredos  que o glúten esconde e como fazer uma bem-sucedida e saborosa dieta sem glúten. Vamos lá?

receita diet

imagen-sem-gluten

⊕ Quais os alimentos proibidos para quem deseja abolir o glúten da dieta?

 Para quem pretende tirar esta proteína vegetal da dieta, mas não quer perder o sabor, deve abolir especialmente o trigo, a aveia, o centeio, a cevada, o malte e todos os produtos que utilizam um ou mais desses ingredientes em seu preparo. É o caso dos bolos, pães, pizza e bebidas fermentadas, como a cerveja.

⊕ E quais os alimentos podemos consumir?

glúten

Todos os produtos manipulados com arroz, batata, milho, e mandioca e seus derivados:

  • ARROZ – farinha de arroz, creme de arroz, arrozina, arroz integral em pó e seus derivados
  • BATATA – fécula e farinha
  • CARÁ, inhame, araruta, sagu, trigo sarraceno
  • Mandioca OU AIPIM – fécula ou farinha, como a tapioca, polvilho doce ou azedo
  • MILHO – fubá, farinha, amido de milho (maisena), flocos, canjica e pipoca
  • MACARRÃO DE CEREAIS – a massa feita de arroz, milho e mandioca.

⊗ E por acaso eu tiver em mãos alguns alimentos que eu tenha dúvidas?

sem-gluten

Na dúvida, NÃO CONSUMA!

⊗ Quais alimentos com certeza não contêm glúten?

A melhor forma de ter certeza se um alimento tem não glúten é criando o hábito de LER os rótulos de tudo que for consumir.

⊕ O glúten faz ma a quem não tem doenças celíaca?

Segundo o Conselho Regional de Nutrição, desde 2013 foi divulgado um parecer oficial que diz que a restrição ao glúten só deve ser feita por pessoas com doenças celíaca e ou com intolerância ao glúten. Por isso, lembre-se, a retirada do glúten da dieta só deve ser feita após consulta com seu médico e nutricionista. A restrição á retirada do glúten da dieta existe, pois pode gerar deficiência de nutrientes essenciais  para a saúde. Segundo especialistas, o glúten não faz mal para pessoas não celíacas, isto porque essas pessoas não sofrem as reações químicas que danificam o intestino. Vale dizer também que as opçoes de alimentos com glúten são muito energéticas e essa energia extra é armazenamento no corpo como gordura, por isso, o consumo exagerado deste tipo de alimento pode gerar um aumento de peso e, posteriormente, doenças cardiovasculares.

⊕ A final, o que é uma dieta sem glúten?

Dieta sem glúten é aquela em que se substituem os alimentos com glúten por similares que não tenham este componente. E tudo isso se faz sem perder o sabor e a beleza dos pratos.

DICA: QUEM QUER E DETERMINA JÁ  GANHOU SÓ PELA CONFIANÇA.

 

Deixe Seu Comentário