COMO VAI SUA SAÚDE

 

Saiba que exames médicos devem ser feitos :

Quando se pensa em emagrecer, a primeira coisa que vem á cabeça é a lista de compras no supermercado.Mas antes de iniciar qualquer diet, é primordial passar por uma avaliação médica para checar o colesterol, a glicemia, monitor os níveis de vitaminas e minerais no sangue .

 Saber como anda seu condicionamento físico para se jogar nos exercícios sem correr o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Num primeiro momento, o médico pedirá apenas exames gerais de sangue, urina e uma avaliação cardiológica para prática de atividades físicas.

Se forem detectados problemas de saúde, outros poderão ser inseridos á lista, como a ultrassonografia de abdome para a detecção de gordura no fígado e pedras na vesícula ou uma radiografia simples da coluna lombar.

Caso o paciente se queixe de dores nas costas, por exemplo. Confira os exames mais indicados: Saiba como vai sua saúde.

HEMOGRAMA: Através do exame de sangue . o médico consegue analisar com maior precisão uma série de fatores que devem ser considerados antes de personalizar uma dieta.

Como glicemia e hemoglobina glicada (diabetes); colesterol e frações; triglicerídeos; ácido úrico, TGO(enzima Transaminose Glutâmico Oxalacética) e TGP ( Transamínase Glutâmico Pirúvica), que ajuda a diagnosticar problemas de fígado e pâncreas.

Além de colaborarem com a identificação de miopatias e do risco de infarte do miocárdio; gamaGT (fígado); creatina, sódio e potássio(que permitem avaliar a função renal , e equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial)e hormônios da tiroide.

ERGOESPIROMETRIA: Quando se está acima do peso, as artérias do coração podem ser obstrídas por placas de gorduras, levando a quadros de angina e infarte.

Por isso, antes de programar uma rotina de atividades físicas entre as metas de sua dieta, é importante saber como vai sua saúde fando  uma avaliação cardiológica que irá mensurar os seus riscos de sofrer um ataque cardíaco ou morte súbita.

Durante a prática de exercícios aeróbicos, o exame mais comum é a ergoespirometria, que avalia as respostas cardiovasculares, pulmonares e metabólicos ao esforço físico.

Esse teste é feito em esteiras ou bicicletas, com aumentos progressivos das cargas até o máximo que se conseguir atingir.

Além do eletrocardíograma e da pressão arterial, monitorizados no teste ergométrico convencional, uma máscara facial ajuda a medir o fluxo respiratório.

Com isso, o exame fornece informações precisas sobre o consumo máximo de oxigênio, que representa a potência aeróbica do individuo e tem grande utilidade clínica e esportiva.

URINA: Normalmente , o endocrinologista pede o exame de urina 1(ele ajuda na invenção de infecções ou disfunções do sistema urinário e também no controle de doenças hipertensivas e metabólicas, como identifica eventuais infecções urinárias.

BIOIMPEDÂNCIA: Nem sempre , quando se perde peso, se elimina gordura. Muitas vezes a redução nos dígitos da balança é refluxo da perda de líquidos ou de massa muscular.

Ou seja , a gordura continua lá.Uma alternativa adotada em consultório é o exame de bioimpedância, que avalia a real perda de gordura.

Encontre nossa página no  Google+

 

Deixe Seu Comentário