hábitos de vida saudável

O mundo de hoje é conhecido pelo estresse, pela correria e por hábitos alimentares pouco saudáveis ( fast food ). E com todos esses problemas é que diversas doenças (obesidade, estresse, problemas psicológicos ..)  vêm apresentando se cada vez mais frequentes em todo mundo.

A noticia boa é que há diversas formas de se ter uma vida melhor, com mais qualidade e consequentemente mais saudável, evitando assim, várias dessas doenças. Mudanças pequenas no dia a dia podem ter grandes reflexos no futuro.

hábitos de vida saudável

Alimentação

 

Uma boa alimentação é primordial para uma vida melhor e um futuro livre de doenças, muitas delas em consequência da obesidade, doença cada vez mais comum devido à alimentação desregrada e muitas vezes à base de ”fast food”.

Algumas dicas podem melhorar muito a alimentação e evitar problemas futuros. O ideal é fazer refeições a cada 3 horas, sendo assim é recomendado que se faça três refeições ( café da manhã, almoço e jantar ) e dois lanches por dia ( meio da manhã e meio da tarde ). Isso de forma geral ( cada indivíduo tem sua especificidade).

A preferência por grãos integrais permite um melhor funcionamento do organismo e evita a ingestão de glúten, apontado por diversas pesquisas como um dos vilões do organismo. Além de os alimentos integrais possuírem um baixo índice glicêmico o que evita pico de insulina.

Ao longo do dia é importante que se consuma no mínimo duas  porções de verduras e legumes e duas  frutas. É interessante evitar também margarinas, e outras gorduras não saudáveis.

Recomenda-se também que o feijão ( ou lentilha )  esteja presente em pelo menos três dias da semana, e que refrigerantes, sucos industrializados, bolachas e outras guloseimas sejam consumidas no máximo duas vezes por semana, ou se possível evita las.

Por fim, a redução da quantidade de sal pode evitar a hipertensão , e outro ponto muito importante é o consumo de pelo menos dois  a três litros de água por dia.

Hábitos Para Uma Vida Saudável

Sono

hábitos de vida saudável

Uma noite bem dormida ajuda muito a se ter uma vida mais saudável, diversas doenças físicas e mentais estão ligadas a restrição do sono, além disso mudanças de humor e irritabilidade também podem ser causadas pelo déficit de descanso.

Cada faixa etária possui uma quantidade mínima necessária de sono, mas para um adulto o recomendado é que se durma pelo menos de 6 a 8 horas todos os dias, para que o organismo possa de recuperar completamente das atividades diárias.

Atividade física

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do corpo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força, tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Alguns hábitos simples no dia a dia  podem favorecer a atividade física, como subir de escadas ao invés de pegar o elevador e ir até a TV trocar de canal ao invés de usar o controle remoto.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas e consequentemente melhora na qualidade de vida.

Evite as drogas e o estresse

Drogas como o cigarro e bebidas alcoólicas são muito prejudiciais à saúde e causam incontáveis doenças. Evitá-las é um grande passo para uma vida mais saudável e uma maior longevidade.

O estresse também colabora muito para que no futuro tenhamos doenças, tanto físicas quanto psicológicas, e também podem nos levar a utilizar o cigarro e outras drogas para nos acalmar.

Assim tente sempre manter a calma e fazer uma coisa de cada vez, respirar fundo e contar até dez é uma das técnicas mais importantes para manter os nervos sob controle.

Seja Feliz

hábitos de vida saudávelUma vida social ativa é essencial para uma vida mais saudável. Fazer atividades que dão prazer, ter hobbies e sair com os amigos faz com que os problemas do dia-a-dia sejam amenizados e nossa mente relaxe um pouco.

Além disso, o convívio social pode elevar a autoestima  o que é importante para uma maior longevidade. Estar bem consigo mesmo é essencial para ser feliz e ter uma vida saudável, já que muitos dos hábitos ruins que temos diariamente e doenças estão ligados à baixa autoestima.

Resumindo, se alimente bem, mexa-se, descanse, se divirta e seja feliz por muito tempo.

Veja outra página OS SEGREDOS DE UMA VIDA SEM GLÚTEN

Encontre nossa página no  Google+ 

 

 

Deixe Seu Comentário