tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Os males causados pelo fumo geralmente levam tanto o fumante como os que lhe querem bem a desejar ardentemente livrar-se deste vícios. Mas como fazê-lo?

Que medidas tomar? Qual o caminho que deve ser seguido? As informações a seguir são muito úteis para alcançar este alvo! Algumas medidas tomadas tomadas, acompanhas de uma dieta simples e equilibrada, contribuirão imensamente para a conquista e manutenção dessa tão almejada vitória.

Medidas Sugestivas

  • Caminhe diariamente, ou faça outro tipo de exercícios que lhe seja agradável importante exercitar-se diariamente, mesmo que seja em pequenos períodos durante o dia e que sejam exercícios de tipos variados.
  • Respire profundamente várias vezes e em vários período durante o dia.
  • Tome muita água e sucos frescos durante o dia (total: 2 a 3 litros).
  • Evite permanecer por perto quando alguém estiver fumando. A força do vício e do hábito de tanto tempo podem ser mais fortes e…
  • Abandone, ou determine-se a evitar o uso de bebidas estimulantes (café, chá-mate, chá preto, Coca-Cola, guaraná em pó, chocolate). Geralmente “pedem” um cigarro em seguida.

Adote uma reforma em seu regime alimentar.

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Veja as considerações a seguir:

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Sucos de frutas e legumes: tomar em abundância.

Sucos frescos e crus, de preferencia sem adoçar, ajudam a vencer o cigarro e a bebida alcoólica, pelas seguinte razões:

  • Grande incidência de vitamina C – Essa vitamina é extremamente necessária na formação dos tecidos que foram danificados pela ação do fumo e do álcool ( tecidos do sistema nervoso central, da mucosa do fígado).

Além disso, a vitamina C combate os radicais livres contidos na fumaça do cigarro, atenuando assim os grandes estragos que eles causam. pesquisas mostram também uma ligação entre a eliminação da nicotina e a presença de vitamina C no sangue.

  • Ácidos orgânicos – Os alimentos crus, especialmente as frutas, verduras e legumes, têm  ácidos orgânicos em grande quantidade, Além de combater os  radicais livres, esses ácidos estimulam o peristaltismo do intestino, apressando assim a sua limpeza. Com esse alívio, o fígado pode trabalhar com mais liberdade na eliminação das toxínas que o fumo eo álcool depositam no sangue.
  • Água-  A água pura estimula o funcionamento dos rins e do intestino, aumentando a filtração das impurezas trazidas pelo álcool e pelo fumo.
  • Fontes de beta-caroteno – Muitos sucos frescos, especialmente de cenoura, beterraba, folhas de cor verde-escuro, ou mamão, ajudam a restaurar as células danificadas pelo fumo e pelo álcool. O beta-caroteno também combate os radicais livres.
  • Facilidade digestiva– A notável facilidade digestiva dos sucos faz com que o organismo tenha ao seu dispor, em instantes, a energia, as vitaminas e os minerais que fortalecerão o sistema imunológico.

Alimentos ricos em complexo B

As vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B6, protegem o sistema nervoso central, tão agredido pelas toxinas do álcool e do fumo. Aproveite as vantagens que estas vitaminas têm a oferecer. Elas podem ser encontradas aos seguites alimentos:

  • Todos os cereais integrais (aveia, milho-verde, triguilho, trigo em grão, arroz integral, centeio, etc. e produtos feitos com eles)
  • Verduras
  • Frutas
  • Sementes ( girassol,gergelim, abóbora, jaca, etc.)
  • Castanhas
  • Feijões

obs: O preparo desses alimentos deve ser feito da maneira mais simples e agradável possível.

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Fibras vegetais

Devido á grande limpeza intestinal que realizam, as  fibras previnem as fermentações e o apodrecimento do bolo fecal. o fígado deixa de receber doses extras de toxinas de alimentos estrados nos intestinos, ficando mais livre para executar seu papel de limpar o sangue das perigosas toxinas do álcool e do fumo.

As frutas, verduras, sementes e cereais integrais são grandes fontes de fibra!!

Cardápio equilibrado: a distribuição das refeiçoes diárias deve seguir ás seguintes sugestões.

DESJEJUM- Deve ser reforçado com abundância de frutas cruas, cereais integrais, iogurte, castanhas, germe de trigo, dentro de uma distribuição e quantidade adequadas.

ALMOÇO Deve conter abundância de verduras e legumes (cruas em sua maioria), seguidos de 1 ou 2 tipos de amidos naturais (arroz integral, cará, inhame, mandioca, trigo em grão, milho-verde, etc) e 1 tipo de proteína (queijo fresco, tofu, soja em seus vários preparos, 2 ou 3 ovos por semana, castanhas etc).É  MELHOR SEGUIR UMA DIET OVO-LACTO-VEGETARIANA, PELO MENOS PARA INICIAR.

JANTAR – Deve ser bem leve, de preferência composto de frutas cruas e cereais integrais.

Mastigue bem os alimentos, e com calma, para sentir melhor o prazer da comida, e evitar comer excessivamente. Esta  práticas indica coopera com o bom funcionamento do sistema nervoso e lhe fortacerá rumo á vitória.

  • Entre as refeições, tome apenas sucos naturais sem açúcar, ou chás caseiros.

Evite os seguintes alimentos:

Evite alimentos estimulantes do desejo de fumar ou beber, tais como café, chá-mate, chá preto. Coca-Cola, chocolate, carnes e caldos de carnes, condimentos picantes como noz-moscada, vinagre, catchup, bem como frituras.

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Encontre nossa página no  Google+

 

 

 

Últimos Comentários

Deixe Seu Comentário