três receita de torta light

“A alimentação não consiste tão somente em ingerir os alimentos. A boa alimentação deve estar em harmonia com um princípio básico: Nada em excesso.”

Quiche de Tofú e Legumes 

três receita de torta light

Ingredientes: Massa *1/2 xícara (chá) de mandioca ou batata cozida e amassada *1 xícara (chá) de farinha de trigo *1 colher (chá) de sal *1 xícara (chá) de farinha de aveia *1 ovo *1/2 xícara (chá) de manteiga picada Recheio *3 ovos *250 g de tofu picado *1 pitada de noz-moscada moída *1/2 xícara (chá) de milho em conserva *200 g de brócolis cozido e picado *1 cenoura média cozida e picada *1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada *sal a gosto Preparo:

Ingredientes:
Massa
*1/2 xícara (chá) de mandioca ou batata cozida e amassada
*1 xícara (chá) de farinha de trigo
*1 colher (chá) de sal
*1 xícara (chá) de farinha de aveia
*1 ovo
*1/2 xícara (chá) de manteiga picada

Recheio
*3 ovos
*250 g de tofu picado
*1 pitada de noz-moscada moída
*1/2 xícara (chá) de milho em conserva
*200 g de brócolis cozido e picado
*1 cenoura média cozida e picada
*1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
*sal a gosto

Preparo:
Massa:

 Coloque em uma tigela a mandioca e peneire a farinha de trigo e o sal. Junte a aveia e misture. Faça uma cavidade no centro e coloque o ovo e a manteiga (reserve 1/2 colher de sopa). Trabalhe a massa por 5 minutos, ou até ficar lisa. Embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Em seguida, abra a massa e forre o fundo e as laterais de 10 fôrmas com 10 cm de diâmetro cada uma, untadas com a manteiga reservada e enfarinhadas. Fure o fundo com um garfo e asse por 15 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada. Retire do forno e reserve.

Recheio:

Coloque no liquidificador os ovos, o tofu, a noz-moscada e o sal. Bata até obter um creme e reserve. Espalhe sobre a massa o milho, o brócolis e a cenoura. Salpique a cebolinha e despeje o creme. Volte ao forno médio e deixe por mais 35 minutos, ou até o recheio encorpar e a superfície dourar. Retire.

Rendimento: 10 porções
Calorias por porção: 230

três receita de torta light

Torta de limão 

três receita de torta light

Ingredientes:

Massa
*1 maçã grande ralada (sem a casca e sem as sementes)
*1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
*1 col. (café) de bicarbonato de sódio

Recheio
*1 envelope de pó de gelatina sem sabor
*1 pacote de pó de gelatina diet sabor limão
*1¼ de xíc. (chá) de água fria
*1 xíc. (chá) de suco de limão
*2 col. (sopa) de adoçante culinário
*4 col. (sopa) de queijo cottage light
*Raspas de casca de limão (para decorar)

Preparo:
Misture a maçã, a farinha e o bicarbonato. Amasse até formar uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de forminhas individuais untadas com margarina light. Com um garfo, faça vários furos na massa para evitar que cresça. Asse por 10 minutos em forno médio preaquecido. Para o recheio, hidrate o pó das gelatinas com ¼ da xícara de água. Coloque no liquidificador com o restante da água, o suco, o adoçante e o cottage. Bata até formar um creme homogêneo. Recheie as tortinhas e leve para gelar. Decore com as raspas de limão.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 tortinhas
Caloria por porção: 120 (a tradicional tem 210)

três receita de torta light

Torta de Morango e Kiwi 

três receita de torta light

Ingredientes:

Massa
*250 g de ricota fresca
*1 ovo
*uma colher (sopa) de farinha de glúten
*uma colher (chá) de fermento em pó
*uma colher (sopa) de adoçante em pó
*uma pitada de sal
*Ingredientes do recheio:
*4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
*duas xícaras (chá) de água
*duas colheres (sopa) de farinha de glúten
*uma colher (sopa) de adoçante líquido
*meia colher (café) de essência de baunilha
cobertura chantilly
*250 ml de creme de leite
*uma colher (sobremesa) de adoçante
*Ingredientes para decorar:
*1 kiwi descascado, cortado em rodelas
*10 morangos inteiros

Preparo:
Peneire a ricota e ponha numa tigela com todos os ingredientes da massa e misture com as mãos até a mistura ficar homogênea, podendo ser aberta com as mãos. Unte com margarina light uma fôrma para torta, de aro removível. Forre o fundo e as laterais com a massa, numa espessura de mais ou menos 10 mm. Com um garfo fure o fundo para não estufar ao assar.

Asse em forno pré-aquecido a 180C, por 35 minutos ou até que esteja assada. Retire, espere esfriar, espalhe o recheio uniformemente, cubra com uma camada de chantilly e decore com o kiwi em rodelas e os morangos.

Leve à geladeira até a hora de servir. Misture o leite e a água. Junte a farinha de glúten, misture bem e leve ao fogo, sem parar de mexer até engrossar. Tire do fogo, adicione o adoçante e a essência de baunilha, mexa bem, deixe esfriar por alguns minutos e espalhe uniformemente sobre a torta já assada. Preparo do chantilly: 1. Bata o creme de leite gelado na batedeira até o ponto de chantilly. Retire da batedeira, adicione o adoçante misturando delicadamente e utilize.

Rendimento:14 porções
Calorias por porção: 190

três receita de torta light

Torta de Uva 

Ingredientes:
Massa
*1 xícara (chá) de farinha de trigo
*2 colheres (chá) de fermento em pó
*1 colher (chá) de açúcar
*1 colher (sopa) de margarina light
*1 colher (sopa) de óleo

Recheio
*2 colheres (sopa) de maisena
*4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
*1 colher (sopa) de açúcar
*1 colher (chá) de essência de baunilha
*24 uvas-itália
*1 envelope de gelatina sem sabor e incolor
*2 colheres (sopa) de chocolate meio amargo derretido para decorar

três receita de torta light

Preparo:
Massa:

peneire a farinha de trigo, o fermento e o açúcar em uma tigela. Junte a margarina e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Aos poucos, acrescente 5 colheres (sopa) de água, sem parar de mexer, até obter uma massa lisa.

Cubra a tigela e deixe descansar por 10 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Abra a massa e forre 6 fôrmas quadradas de 7 cm, untadas com o óleo. Fure-a com um garfo e leve ao forno por 35 minutos, ou até dourar levemente. Retire e reserve.

Recheio: coloque em uma panela a maisena e o leite dissolvidos em 1/2 litro de água e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até encorpar. Retire e misture a essência de baunilha. Despeje o recheio sobre a massa e distribua as uvas. Em seguida, cubra com a gelatina, dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Leve à geladeira por 2 horas, ou até o recheio ficar firme. Se preferir, decore as tortinhas com fios de chocolate.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 130

três receita de torta light

Encontre nossa página no  Google+