10 Benefício da natação

10 Benefício da natação

10 Benefício da natação

Nadar: Um Excelente Exercício Para Começar A Se Manter Em Forma

Quando faz calor, as piscinas, o mar, os lagos e todas as fontes de água se tornam tentadoras. Mas, não são apenas para se refrescar! Se você está à procura de um exercício para começar com um plano para se manter ativo (a) e te aborrece caminhar, por que você não experimenta nadar? A natação é um exercício que oferece muitos benefícios e também é divertido e relaxante. Frio ou calor, é possível fazer durante todo o ano, se você tem uma piscina dentro do seu alcance. Em Saúde Dicaste contamos mais.

Ao começar uma atividade física, quando a última coisa que vem à sua mente é se movimentar, é um verdadeiro desafio. Existem pessoas que nunca em sua vida praticaram exercícios. Pensando nestas pessoas, nos ocorreu sugerir um exercício que traz muitos benefícios e pode ser mais divertido do que caminhar. Trata-se de nadar.

Nadar é uma excelente opção para quem deseja fazer exercício e especialmente para aqueles que há muito tempo não praticam qualquer atividade física, e para aqueles que têm alguma limitação ou lesão que lhes impede de fazer outros exercícios. É um exercício de baixo impacto que beneficia tanto aqueles que estão gordinhos como aqueles que estão magros. Para aqueles que estão acima do peso, é excelente, porque suas articulações não têm de suportar o impacto que pode ser prejudicial quando se pratica outros exercícios como correr, por exemplo. Não surpreendentemente, muitos atletas nadam para se recuperar de lesões causadas por outros exercícios, e as pessoas com artrite, nadam para aliviar a dor e a rigidez.

Mas quais são especificamente os benefícios de nadar? Aqui vai a resposta para todos aqueles que se atrevam a se jogar na água:

  • Nadar envolve todos os principais músculos do corpo: costas, ombros, abdominais, pernas, quadris e nádegas.
  • Devido ao fato de que a resistência da água é 12 vezes maior do que a do ar, nadar ajuda a fortalecer os músculos.
  • Nadar é uma das poucas coisas que você pode fazer que é exercício cardiovascular e exercício de fortalecimento ao mesmo tempo.
  • Embora ainda seja preciso fazer estudos a respeito, se você nadar regularmente e fazendo intervalos na intensidade da natação, você pode perder peso (existem muitas histórias de sucesso sobre isso!).
  • É um exercício de baixo impacto, por isso é benéfico para suas articulações.

Anime-se a nadar! Existem centros especializados onde você pode encontrar um instrutor que te ensine as técnicas e os diferentes estilos. Isso é importante para que você realize um bom exercício.

A água te espera para te ajudar a entrar em forma. A natação é uma atividade que te ajuda a ficar saudável e que você pode praticar por toda a vida. Não é ótimo?

10 Benefício da natação

10 Razões Para Nadar E Fazer Exercícios Na Água

Se você apenas utiliza a piscina para se bronzear ou dar um refrescante mergulho, não sabe o que está perdendo. Você pode utilizá-la para melhorar o seu corpo e sua saúde aproveitando os múltiplos benefícios que oferece tanto a natação como outros tipos de exercícios que podem ser realizados na água. A academia mudou de direção! Experimente.

A natação e os exercícios na água te ajudam a queimar calorias, reduzir centímetros e se manter mais forte e em forma do que nunca. Basta olhar para os corpos dos nadadores profissionais: firmes, tonificados, sem uma gota de gordura. Essa deve ser a sua inspiração e seu objetivo. Mas não é preciso ser um nadador olímpico para desfrutar de uma atividade nota 10.

Benefícios De Fazer Exercícios Na Água

1. É uma boa atividade aeróbica: de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC por sua sigla em inglês), duas horas e meia de atividade aeróbica por semana, como correr, andar de bicicleta ou nadar, diminuem o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes. O CDC também informou que a natação é a quarta atividade esportiva mais popular nos Estados Unidos, e uma ótima maneira de melhorar a saúde cardiovascular. Os nadadores, acrescentam, correm a metade do risco de morte que as pessoas inativas. Então, junte-se a esta corrente de se exercitar na água.

2. Ajuda a queimar calorias e manter o peso: a natação faz com que você utilize os principais grupos musculares do seu corpo (ombros, costas, abdômen, pernas, quadris e glúteos), o que faz você gastar mais energia. Apesar de nadar sem fazer muito esforço possa queimar até 500 calorias por hora, se você decidir fazer um esforço mais vigoroso, pode chegar a queimar até 700 calorias por hora. O número exato, é claro, depende do seu esforço, mas geralmente quando você nada por cerca de 10 minutos queima 60 calorias (no estilo grelhado), 80 calorias (no estilo costas), 100 calorias (no estilo livre) e 180 calorias (no estilo borboleta).

3. A resistência da água te tonifica: como a água é quase 800 vezes mais densa que o ar, exerce uma resistência contínua sobre todo o corpo, que é de 12 a 14% maior do que se você se exercitar fora da água. Cada braçada e chute atuam como uma sessão de treinamento de resistência que beneficia todo o corpo, mas especialmente o tronco, quadris, braços, ombros e glúteos.

 Melhorar o seu metabolismo: a combinação de um uso maior de energia (queimar calorias) e a maior resistência da água te ajuda a aumentar a massa muscular, o que acelera o seu metabolismo. A vantagem é que você vai queimar mais calorias, inclusive depois de ter saído da piscina.

5. É um exercício de baixo impacto: quando você nada ou se exercita na água, esta atua como uma almofada que protege os ossos e as articulações, reduzindo o golpe ou o estresse que receberiam fora da mesma (como ao saltar, caminhar ou correr ou inclusive pedalar no ar, por exemplo). A capacidade de flutuação do corpo, até 90% quando você mergulha até o pescoço, é o que permite que as articulações sofram menos impacto e, portanto, você pode se exercitar por mais tempo sem lesões.

6. Tem outras propriedades terapêuticas: por reduzir o estresse sobre as articulações não apenas é benéfica para pessoas com artrite, mas para outras pessoas com limitações físicas ou problemas de peso, com ossos frágeis ou que estejam se recuperando de um acidente ou inclusive uma lesão esportiva. A capacidade de flutuação funciona tanto para as pessoas saudáveis como para as que têm algum tipo de deficiência crônica ou temporária, facilitando os movimentos, reduzindo a dor e servindo como massagem muscular. A natação também é indicada para pessoas que sofrem de asma induzida pelo exercício, ao oferecer um ambiente quente e úmido para as sessões de exercício que reduz a irritação das vias respiratórias.

7. Não tem limitações de idade: você pode desfrutar dos benefícios da natação por toda a vida, no seu próprio ritmo e de acordo com o seu estado físico e de saúde. E se você nadar de forma regular, você se sentirá inclusive muito mais jovem. De acordo com dados apresentados em congressos do American College of Sports Medicine, a pressão arterial, os níveis de colesterol, o desempenho cardiovascular, o funcionamento cognitivo e do sistema nervoso central são comparados com o de pessoas de menor idade biológica, até cerca de 20 anos menos!

8. É uma boa atividade social: você pode realizá-la com sua família, seus filhos, seus amigos ou com os outros participantes no caso de aulas em grupo.

9. É benéfica psicologicamente: aos benefícios físicos se adicionam o desenvolvimento de uma atitude positiva, a confiança de poder cumprir as metas e alcançar o bem-estar ou melhoria (no caso de uma lesão), a redução do estresse e da tensão e o aumento de energia.

10. É pouco exigente: fazer exercício na água pode te beneficiar, mesmo que você não saiba nadar! O ideal é que você se inscreva em um programa de natação em seu nível, mas inclusive se você não sabe nadar, pode realizar outro tipo de exercício: caminhar na água, hidroginástica, exercícios aquáticos de resistência, exercícios de flexibilidade, ioga aquático e até correr na água um pouco mais profunda, sejam dirigidos por um instrutor profissional ou por conta própria.

Não deixe que este verão passe sem dar-lhe a oportunidade de realizar os exercícios aquáticos para melhorar a sua figura e sua saúde e pense em uma piscina, privada ou pública, como na melhor das academias: refrescante, divertido e eficiente.

10 Benefício da natação

Encontre nossa página no  Google+ Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *