15 Benefícios importante do gengibre

15 Benefícios importante do gengibre

15 Benefícios importante do gengibre

O gengibre é uma raiz com numerosos benefícios, usada tradicionalmente por muitas culturas graças às suas propriedades curativas. Muitas delas são imprescindíveis para o bem-estar da mulher como, por exemplo, esquentar os pés frios, aumentar a libido durante a menopausa, prevenir as náuseas na gravidez ou acelerar o metabolismo.

O gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) usado desde a antiguidade no Oriente tem um sabor muito peculiar, ligeiramente doce, refrescante e picante. A parte que usamos por suas propriedades é o rizoma.

O consumo habitual desta raiz nos traz os seguintes benefícios:

Anti-inflamatório e analgésico natural: o gengibre é recomendado no tratamento natural de doenças inflamatórias e/ou dolorosas como a artrite, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.

Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.

Afecções de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.

Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer.

Ajuda prevenir os enjoos em viagens.

Traz calor: o gengibre possui um alto potencial calorífico, tanto se usado externamente quanto internamente. Recomendamos especialmente para as pessoas que sentem muito frio e para épocas de frio. Em épocas de calor, lembre-se que o consumo pode aumentar a transpiração.

Acelera o metabolismo: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.

Aumenta a libido: é um afrodisíaco natural. Recomendamos realizar um preparado de gengibre e canela em pó com mel e tomar uma colherada diariamente.

Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto, se você está tomando medicação pode interferir em sua ação, por isso, procure um médico antes de consumir.

Raiz crua: podemos ralar a raiz e incluir em receitas de todo o tipo.

Em pó: para realizar um tratamento recomendamos tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Não supere a dose de 2 gr diárias e consulte sempre com um terapeuta profissional.

Ressecado: o gengibre ressecado é fácil de ser encontrado hoje em dia em lojas de produtos naturais. Devemos lembrar que o preparado contém um alto conteúdo de açúcar.

Em infusão: um chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.

Suco fresco: o suco fresco de gengibre, sem abusos, nos permite dar um toque original e medicinal a sucos de maçã, abacaxi, cenoura etc.

Óleo essencial: podemos usar o óleo essencial de gengibre para dar massagens, por exemplo, nos pés frios. Misture com creme hidratante habitual e massageie bem os pés. Em pouco tempo você notará o grande calor desprendido.

15 Benefícios importante do gengibre

Receitas originais com gengibre

O gengibre nos ajudará, por exemplo, a dar um ponto suculento e refrescante a bolos, pão de ló, biscoitos ou receitas de pão caseiro.

Também podemos fervê-lo com leite ou alguma bebida vegetal, junto com canela, anis estrelado e cúrcuma e conseguiremos uma deliciosa bebida para esquentar.

Na cozinha japonesa, em conserva é usado para acompanhar os pratos de sushi. Os japoneses os adicionam para refrescar o paladar depois de comer o peixe cru.

Benefícios da água de gengibre e como fazer

Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, ajuda a emagrecer pois acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga.

O gengibre é uma raiz que ajuda a emagrecer porque atua desintoxicando o organismo e melhorando o funcionamento do intestino, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água e impedindo o inchaço também.

Como fazer

Para preparar a água, deve-se adicionar de 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em 1 litro de água gelada, trocando as rodelas de gengibre diariamente para obter seus benefícios.

A quantidade recomendada de gengibre é de 1 a 2 g por dia para obter seus benefícios, que são maiores quando o gengibre é utilizado na forma fresca ao invés do pó.

O gengibre está contraindicado para pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão alta e para afinar o sangue, como Aspirina, e só deve ser utilizado em casos de pedras na vesícula segundo orientação médica. Além disso, durante a gravidez não se deve consumir mais do que 2 g de gengibre por dia.

15 Benefícios importante do gengibre

Como intensificar os benefícios

Além do gengibre, pode-se adicionar à receita suco de limão, rodelas de berinjela, rodelas de pepino ou canela à água para melhorar o sabor e obter os benefícios desses outros alimentos, que também ajudam a limpar o intestino e acelerar o metabolismo. Aprenda algumas receitas práticas e saborosas que podem ser preparadas em casa:

15 Benefícios importante do gengibre

1. Gengibre com limão

O limão potencializa o efeito do gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo, além de possuir poucas calorias e ter altas concentrações de vitamina C, um poderoso antioxidante, que elimina impurezas, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino.

Como fazer: deve-se preparar 1 suco de limão, batendo a fruta no liquidificador ou ou espremendo direito em um copo de água. Em seguida, adicionar uma colher de gengibre ralado e misturar bem.

2. Gengibre com hortelã

Além de tornar a bebida mais refrescante, o hortelã é muito utilizado para melhorar a circulação, além de aliviar problemas de estômago, dores de cabeça e inflamações nos músculos.

Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e ferver em fogo médio até levantar fervura. Em seguida acrescentar meia xícara de hortelã, esperar esfriar e coar o chá que se formou, que pode ser bebido morno ou gelado.

3. Gengibre com canela

Além de saborosa e aromática, a canela tem diversos benefícios, como o controle do açúcar no sangue, evitando picos de insulina e a hiperglicemia.

Como fazer: acrescentar 1 colher de sopa de gengibre ralado ou 5 rodelas de gengibre e 1 canela em pau, que podem ser deixados descansando ou podem ser levados ou fogo até levantar fervura. Esta bebida pode ser tomada fria, e bebida ao longo do dia.

 

15 Benefícios importante do gengibre

4. Gengibre com berinjela

O gengibre é uma excelente forma de auxiliar o emagrecimento, pois tem efeito diurético, melhorando a eliminação de toxinas, além de melhorar o trânsito intestinal e reduzir o apetito, devido ao alto teor de fibras na sua composição.

Como fazer: acrescentar 1 xícara de chá de berinjela picada com a casca e 1 colher de sopa de gengibre ralado em 250 ml de água e bater no liquidificador, em seguida adicionar raspas de limão e beber natural ou gelado.

Nestas receitas, é possível, ainda, variar sabores adicionando outros vegetais, como pepino, abacaxi, goji berry e camomila.  Além dos efeitos emagrecedores e desintoxicantes, são uma ótima forma de aumentar a quantidade de líquidos por dia, para manter o corpo hidratado. Confira qual a importância da hidratação ao longo do dia e a quantidade de água necessária.

15 Benefícios importante do gengibre

Encontre nossa página no  Google+  Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *