9 Benefícios do Óleo de Gergelim
9 Benefícios do Óleo de Gergelim
Utilidades e Benefícios do Óleo de Gergelim
Assim como outros óleos vegetais (coco, abacate, jojoba), o óleo de gergelim pode ser utilizado para massagear o couro cabeludo e nos fios. Nós brasileiros não temos essa cultura de usar o óleo de gergelim para tratar os cabelos, mas nos EUA essa prática é muito comum. Lá eles usam e abusam do óleo de gergelim.
- Ação anti-inflamatória natural: para a medicina chinesa, o óleo de gergelim atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta). Ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda também a controlar o diabetes.
- Estimula a queima de gordura: o óleo de gergelim contém compostos antioxidantes que aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Isso significa que as gorduras poli-insaturadas encontradas no gergelim podem favorecer à queima de gordura.
- Bom para a saúde da pele: o óleo de gergelim mantém certos nutrientes que contribuem tanto para a saúde interna quanto externa da pele. O zinco, por exemplo, é um mineral encontrado em grandes quantidades na semente de gergelim e que atua na síntese de colágeno e na manutenção da jovialidade do tecido. Os antioxidantes do óleo de gergelim também auxiliam na manutenção da elasticidade da pele. O óleo também hidrata profundamente a pele e previne o envelhecimento precoce, reduzindo assim o surgimento de rugas e marcas de expressão.
- Melhora a saúde bucal: os bochechos com o óleo de gergelim ajudam a manter a saúde bucal e fortalecer o sistema imunológico. Há ainda estudos que sugerem que os bochechos com o óleo poderiam reduzir o desgaste natural do esmalte dentário e fazer um clareamento progressivo dos dentes. Outros benefícios do óleo de gergelim à saúde bucal através do bochecho são tratamento do mau hálito, redução do tártaro, prevenção de infecções bacterianas e fortalecimento das gengivas.
- Fortalece os ossos: em pesquisas recentes, o óleo de gergelim foi capaz de promover o crescimento de osteoblastos, as células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. Essa propriedade do óleo se deve possivelmente à presença de cálcio e zinco na semente de gergelim. Enquanto o zinco participa da síntese de colágeno, o cálcio é o responsável pela mineralização óssea. Atua na prevenção da osteoporose.
- Reduz pressão arterial: o óleo de gergelim é hipotensivo, isto é, reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.
- Combate o estresse e a depressão: Níveis reduzidos do neurotransmissor serotonina podem ser uma das causas da depressão e das variações de humor. O óleo de gergelim contém tirosina, um aminoácido que participa da síntese de serotonina no cérebro e no intestino. O sesamol encontrado na semente de gergelim tem ação antidepressiva e pode reduzir inflamações associadas ao estresse.
- Controla a glicemia: ótimo para quem está acima do peso como para aqueles que estão com taxas elevadas de açúcar no sangue.
- Previne o câncer e o estresse oxidativo : as sementes de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Há indicação científica de que esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer. As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim reduzem os danos ao DNA celular causados pela radiação e outros agressores – um dos fatores relacionados ao desenvolvimento descontrolado das células, característico dos tumores. Esse óleo também é muito eficiente no combate aos radicais livres.
Como consumir o óleo de gergelim?
Para quem gosta de cozinhar, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.
Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doce. Para colocar na salada verde fica também muito especial. Se não quiser usar na culinária, basta tomar uma colher de sobremesa por dia.
9 Benefícios do Óleo de Gergelim
Benefícios para os Cabelos
- O óleo de gergelim é utilizado em tratamentos para estimular o crescimento dos cabelos. As massagens com o óleo estimula a circulação no couro cabeludo. É altamente nutritivo, curativo e lubrificante.
- Por ser rico em nutrientes e antioxidantes, ajuda no fortalecimento dos cabelos.
- Reduz pontas duplas, proporcianando brilho e maciez.
- Trata piolhos e fungos: O óleo de gergelim é antibacteriano e aplicá-lo no couro cabeludo ajuda a tratar as infecções por fungos e bactérias. Ele também pode ser usado com outros óleos essenciais para o tratamento de piolhos da cabeça.
- O óleo de gergelim tem propriedades suavizantes e calmantes. Fazer uma massagem com o óleo no couro cabeludo ajuda a tratar a caspa seca.
- Revitaliza os cabelos danificados: O óleo tem excelentes propriedades de penetração no fio e faz maravilhas para revitalizar o cabelo danificado, pois nutre os fios. Você pode passar puro nos fios ou acrescentar na sua máscara de hidratação.
- Ajuda na queda de cabelo por estresse. Fazer massagens com o óleo no couro cabeludo ajuda melhorar a seborreia e a descamação, prevenindo assim, a queda de cabelo.
E você, já experimentou o óleo de gergelim?
9 Benefícios do Óleo de Gergelim
Encontre nossa página no Pinterest Facebook