Alimentos ricos que contêm vitamina D

Alimentos ricos que contêm vitamina D

Alimentos com vitamina D que não podem faltar na sua dieta

Para evitar a deficiência de vitamina D, portanto, é preciso tomar alguns cuidados ao longo da vida.

É importante lembrar que o sol é responsável por 80 a 90% da absorção da vitamina D no corpo e os alimentos contribuem com apenas 10 a 20%. Entretanto, são complementos essenciais para garantir que você tenha a quantidade necessária para a saúde.

Então, vamos lá! Quais os principais alimentos com vitamina D que devemos comer?

Leia também:Vitamina d é bom pra que

1.  Atum ou salmão

Alimentos ricos que contêm vitamina D

O salmão é uma ótima fonte de vitamina D. Seja cru, assado ou frito, além de oferecer um sabor delicioso, este peixe é riquíssimo em ômega 3 e outros nutrientes que propiciam muitos benefícios à saúde.

O atum é também um peixe muito indicado, que contém grande quantidade de vitamina D e ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

2.   Sardinha

Alimentos ricos que contêm vitamina D

A sardinha enlatada é uma ótima opção de alimentos com vitamina D. Uma lata de sardinha contém cerca de 100g de peixe, o que representa 193 unidades da vitamina.

 

A sardinha ainda contém ômega 3, proteínas, pouca gordura e ainda são práticas de comer.

3.   Ovo

Alimentos ricos que contêm vitamina D

Os ovos têm sido considerados os queridinhos dos nutricionistas, por conterem proteínas, quase todas as vitaminas essenciais para o corpo e outros minerais como potássio, cálcio, zinco, manganês e outros.

Um ovo contém 43,5 unidades de vitamina D, o que representa 0,43% da quantidade diária indicada.

Leia:3 Cardápio importantes dieta do ovo

4.   Queijo cheddar

Carne bovina

Dentre os alimentos ricos em vitamina D, o queijo cheddar é o menos indicado, por ser muito gorduroso e conter 404 calorias a cada 100 gramas.

Entretanto, ele tem muita vitamina A, D, vitaminas do complexo B, cálcio, proteínas e outros minerais essenciais ao corpo.

5.  Carne bovina

Alimentos ricos que contêm vitamina D

 

A carne bovina também concentra boa quantidade de vitamina D. O bife de fígado é uma ótima opção, uma vez que além da vitamina D ele é uma excelente fonte de ferro.

Alimentos ricos que contêm vitamina D

Quais benefícios a vitamina D traz?

Como dissemos, a vitamina D é uma forte aliada do sistema imunológico, do fortalecimento dos ossos, músculos e coração. Além disso, a falta de vitamina D pode favorecer o desenvolvimento do câncer.

Fortalece o tecido ósseo

Se seu corpo estiver com vitamina D insuficiente, você poderá aproveitar 30% menos do cálcio que ingere. Dessa forma, pode causar raquitismo na infância e osteoporose na vida adulta ou na terceira idade.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Zurique com 40 mil idosos com mais de 65 anos mostrou que a suplementação de vitamina D reduz em 20% o risco de fraturas no quadril e em outras regiões, com exceção da coluna vertebral.

Além disso, os pacientes com vitamina D acima de 30 ng/ml reduziram seu risco de mortalidade em 61%.

Fortalece os músculos

Esses mesmos estudos realizados pela Universidade de Zurique comprovaram que a vitamina D pode diminuir o risco de quedas em idosos em 19%. Além de fortalecer os ossos, ela contribui para a força muscular.

 

É essencial para as mulheres grávidas

Para todas as pessoas a vitamina D é importante, mas as grávidas devem estar muito atentas para manter seus níveis adequados.

Isso porque nos primeiros meses de gestação, a falta da vitamina pode levar ao aborto. Já no final da gravidez, a deficiência de vitamina D pode causar pré-eclâmpsia, doença na qual a gestante desenvolve a hipertensão. Afinal, a substância auxilia na produção de renina, hormônio que controla a pressão arterial.

Para o bebê, a vitamina também é importante para o desenvolvimento do cérebro, diminuindo os riscos de doenças como o autismo, por exemplo.

Protege o coração

Os alimentos com vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.

A falta da vitamina D pode levar ao acúmulo de cálcio na artéria, favorecendo o risco de formação de placas. Com todas essas questões, as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, derrame e infarto são maiores em pessoas com deficiência de vitamina D.

Alimentos ricos que contêm vitamina D

Encontre nossa página no  Google+ Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *