Banana Nutrientes Mais Consumida do Brasil

Banana Nutrientes Mais Consumida do Brasil

Qual banana tem mais potássio? Conheça os tipos altamente ricos no mineral

Banana Nutrientes Mais Consumida do Brasil

Rica em potássio, a banana é a fruta mais consumida do Brasil

A banana tem tudo. Vitaminas (A, B e C), açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose), minerais (manganês, zinco e fluoreto por exemplo), fibras dietéticas, carboidratos… Na verdade, deve ser muito mais fácil listar o que ela não tem! Mas uma coisa é certa: ela é extremamente rica em potássio. E a banana-da-terra é a mais rica de todas! Essa é definitivamente a principal aliada contra as malditas cãibras fora de hora. Quer saber quais outras também apresentam grandes quantidades do mineral? Então dá uma olhada na nossa lista:

1º lugar: Banana-da-terra

Acredite se quiser, mas a banana-da-terra possui 499 mg de potássio! Também conhecida como banana-comprida, pacova ou chifre de boi, ela apresenta maior concentração de vitaminas A e C, além de ser utilizada em diversas receitas ao redor do mundo. Sem falar que é possível utilizar até mesmo a sua casca como um ingrediente na hora de preparar as receitas. Desperdício zero!

2º lugar: Banana nanica

Tem aproximadamente 376 mg de potássio. E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ela foi nomeada como “nanica” por ser encontrada nos menores pés de bananeira. A fruta apresenta bastante fibra, cálcio e vitaminas do complexo B.

3º lugar: Banana-prata e banana-maçã

Ambas apresentam 358 mg de potássio. A prata é a mais consumida entre os brasileiros – utilizada em receitas de bolos, vitaminas ou até mesmo amassada na comida. Ela costuma ter também uma durabilidade maior do que as outras bananas, além de apresentar diversos benefícios para o regulamento do intestino. Já a maçã é a mais facilmente digerida. Ela possui o menor valor energético quando comparada com as outras, mas, ao mesmo tempo possui alta concentração de vitamina C.

4º lugar: Banana ouro

Pra fechar com chave de ouro (literalmente): essa é a banana com menos miligramas de potássio – cerca de 355 mg. É a menor de todos os tipos nacionais! Suas características mais marcantes são a polpa doce e perfumada e a coloração amarelo-escuro da casca. A ouro tem baixíssimo níveis de gordura, mas em compensação é extremamente calórica.

Leia:Benefícios da farinha de banana verde

Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde?

Conheça os benefícios de cada tipo de banana para a saúde

Provavelmente você já ouviu falar das diferentes variedades da banana. Essa fruta – que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde – tem muitos tipos, variando o tamanho e a forma. Mas você sabia que, além da aparência da fruta, os vários tipos de banana também têm diferenças nutricionais? Banana-prata, da-terra, nanica, maçã e ouro, todas são muito saudáveis e importantes para a saúde, mas apresentam quantidades de nutrientes um pouco diferentes e, por isso, têm funções variadas no organismo. Se você quer saber um pouco mais sobre os principais tipos de banana, vem conferir!

Os tipos de banana e suas propriedades

1 – Banana-prata: essa é a banana favorita da maior parte dos brasileiros ou, pelo menos, a mais consumida. Talvez isso aconteça porque a banana-prata é a mais durável, então você pode comprar um cacho e deixar em casa para ir comendo aos poucos. Ela é muito saborosa, ideal para comer crua, mas também é ótima para preparar doces. É a segunda mais rica em potássio – perdendo apenas para a nanica – e a com menor teor calórico, junto com a banana-maçã. Por isso, é ideal para quem busca a perda de peso e ganho de massa muscular.

2 – Banana-da-terra: a maior dentre as variedade de banana, podendo medir até 26 centímetros e pesar quase 500 gramas por unidade. Mas o seu tamanho não é a única característica que merece destaque. Essa banana é a que mais tem carboidratos e calorias, sendo uma excelente fonte de energia. Também é rica em vitamina A e vitamina C. Porém ela tem digestão mais difícil quando consumida in natura, por isso é ideal incluí-la na preparação de pratos.

3 – Banana-nanica: apesar do nome, essa não é a menor variedade de banana – o nome vem da árvore dela, que é bem pequena. Também é conhecida como banana-d’água e é a mais rica em potássio e magnésio dentre os tipos de banana, bom para evitar cãibras e doenças cardiovasculares. Por causa da sua consistência, ela é ideal para substituir os ovos em doces e tornar as receitas veganas.

4 – Banana-maçã: assim como a banana-prata, esse é o tipo de banana com o menor teor calórico, ideal para quem segue dietas de emagrecimento. É também a variedade que mais tem proteínas e fibras, além de manganês e fósforo – dois nutrientes importantes para o fortalecimento de ossos e dentes. É indicada para bebês e idosos por ser de fácil digestão e ter sabor mais adocicado.

5 – Banana-ouro: é o menor tipo de banana, com aproximadamente 10 centímetros. Bem docinha, é indicada para comer in natura, em doces ou empanada. Por ter baixíssimos níveis de gordura e sódio, é indicada para pessoas que têm problemas no coração, nos rins ou pressão alta.

Banana Nutrientes Mais Consumida do Brasil

Encontre nossa página no  Pinterest  Facebook

Advertisements

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *