Do que são feitas as salsichas

Do que são feitas as salsichas

Do que são feitas as salsichas

Você já ouviu falar que a salsicha não é nada saudável – mas você sabe quais são os seus ingredientes?

Todo mundo já ouviu dizer que, se você nunca mais quer comer um cachorro quente, deve visitar uma fábrica de salsichas. Mas você sabe o que realmente existe dentro de uma dessas delícias?

 Primeiro, para fabricar a salsicha, é necessário, claro, a carne. Pedaços de carne de porco são misturados com carne de galinha, comprimida e misturada com água. Depois essa mistura recebe conservantes em forma de pó assim como aromatizantes e corantes. O ‘preparado’ é, então, comprimido em tubos de plástico, nos quais é cozido.

 

Do que são feitas as salsichas

Lógico que há exceções. Existem as salsichas de “alta qualidade”, que são feitas com cortes mais nobres de carne e cozidas como as salsichas de Frankfurt tradicionais da Alemanha. Mas, em geral, os ingredientes – detalhados – são os seguintes:

Do que são feitas as salsichas

Carne:

Tradicionalmente, as salsichas são feitas dos restos de carne de porco, aproveitados depois que as partes usadas para fazer bacon e presunto, por exemplo, são retiradas. A mesma coisa vale para carne de galinha e peru. Apesar da aparência tenebrosa, até agora não há nada no produto que possa fazer mal à saúde. A carne é triturada até virar uma pasta e depois é misturada com água e conservantes.

Do que são feitas as salsichas

Água:

A água, misturada à carne, serve para dar à salsicha a consistência certa.

Do que são feitas as salsichas

Amido:

Muitas das salsichas são cozidas com amido de milho ou de batata, para dar mais volume.

Do que são feitas as salsichas

Sal:

Cada salsicha tem uma porcentagem média de sal de 2% – o que quer dizer que um cachorro quente é uma refeição considerada bem salgada e que, se comida em excesso, pode aumentar sua pressão sanguínea e pode aumentar o risco de infarto. Essa quantidade representa 0,6 gramas de sal, um décimo do consumo total diário da substância considerado saudável para um adulto. Crianças com seis anos não podem comer mais do que três gramas de sal por dia e crianças ainda mais novas não devem passar dos dois gramas.

Do que são feitas as salsichas

Proteína de leite:

Ela serve para fazer a massa da salsicha ter mais liga e não despedaçar. Não há risco de saúde, a não ser que você seja alérgico à lactose. Nesse caso, fique de olho nas embalagens – algumas marcas usam proteína de soja em vez da de leite.

Do que são feitas as salsichas

Nitrito de sódio:

É usado para impedir que a carne mude de cor e para afastar micróbios. Mas, por conseqüência, aumenta o risco de câncer. Comer 50g de carne processada com essa substância diariamente, por exemplo, aumenta sua chance de desenvolver câncer de intestino.

Do que são feitas as salsichas

Flavorizantes:

O tipo de flavorizante, normalmente, não é identificado nas embalagens de alimentos. Mas, normalmente, fábricas de salsicha usam flavorizantes artificiais de alho, pimenta, ervas e um flavorizante que simula o efeito ‘defumado’. Algumas marcas usam o glutamato de monossódico para aumentar ainda mais o sabor – e essa substância já foi acusada de causar alergias, dores de cabeça e desidratação. Mesmo assim, não há evidências científicas para isso e argumenta-se que ela é encontrada, naturalmente, nos brócolis, em tomates e em cogumelos.

Do que são feitas as salsichas

Trifosfato de sódio e de potássio:

São sais incolores que dão à salsicha uma textura mais firme, mantém a mistura na acidez correta e permite que a gordura da carne se misture à água. A substância também está presente em detergentes e não há comprovação que pode causar mal à saúde.

Do que são feitas as salsichas

Polifosfato:

Comum em vários alimentos industrializados, impede que a gordura fique “rançosa” e também afasta bactérias e fungos que podem prejudicar o alimento.

Do que são feitas as salsichas

Ascorbato de sódio:

Uma forma de vitamina C, serve para regular a acidez e impede que a carne perca sua cor vermelha. Em doses baixas, como em uma salsicha, não causa problemas de saúde, mas em altas doses pode causar irritação na pele.

Do que são feitas as salsichas

Carmim:

Corante que não tem efeito prejudicial a não ser que você seja alérgico a insetos. É que ele vem da cochonilha – besourinhos cuja casca é esmagada e, depois, fervida em amônia até que se obtenha uma cor vermelha. Esse corante, aliás, é usado em vários produtos, como iogurtes e batons.

Extrato de páprica:

Feito de vagens de pimentas vermelhas indianas.

Do que são feitas as salsichas

Encontre nossa página no  Google+ Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *