Óleo de côco e seus benefícios

Óleo de côco e seus benefícios

Óleo de côco e seus benefícios

Nada valerá o seu uso se não for aliado a uma alimentação saudável e à pratica de atividade física”, afirma a nutricionista.

 

1 – Melhora a imunidade

De acordo com Diana Zaidan, o óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina – um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.

Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.|

2 – Combina com qualquer tipo de alimento

Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos.

Segundo a nutricionista, uma excelente opção é usá-lo para temperar as saladas e verduras ou refogar os legumes, arroz e proteínas por exemplo. Já na sua forma crua, ele pode acompanhar saladas de frutas, vitaminas, café e outros alimentos.

O importante é deixar a criatividade expandir, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso nos possibilita várias possibilidades de uso”, afirma especialista.

3 – Não há contraindicação

Antes de introduzir o óleo de coco na alimentação, é sempre importante consultar um profissional para que ele possa auxiliar a forma de consumo e a quantidade necessária diária.

Diana Zaidan, no entanto, ressalta que não há contraindicação, uma vez que é um alimento saudável e rico em nutrientes.

 

Óleo de côco e seus benefícios

4 – Pode substituir os tradicionais óleos de cozinha

Óleo de côco e seus benefícios

óleo de coco é o óleo mais indicado para cozinhar, pois, por ser um triglicerídeo de cadeia meia, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais.

Em contato com o calor, ele não vira gordura trans, diferentemente dos óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola”, explica Diana Zaidan.

5 – Ajuda a emagrecer

óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia media, ou seja, é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando em forma de gordura nos adipócitos.

Ele também acelera o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura.

 

Óleo de côco e seus benefícios

6 – Hidrata pele e cabelos

óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico.

De acordo com a nutricionista, ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, que o resulta em fios com mais brilho e menor queda.

O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso claro for alopecia idiopática”, afirma Diana Zaidan.

Óleo de côco e seus benefícios

7 – Pode ser usado antes de malhar

óleo de coco fornece energia rápida para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo. Ou seja, possui efeito emagrecedor, promovendo sensação de saciedade, o que pode inibir a fome durante o treino.

De acordo com Diana Zaidan, combinado com o café – que estimula o sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos -, o óleo de coco vira um excelente termogênico que pode ser consumido antes do treino.

Óleo de côco e seus benefícios

 Propriedades Medicinais do Óleo de Coco

óleo de coco tem se tornado cada vez mais popular nos últimos tempos à medida que mais e mais pessoas descobrem por si mesmas o tipo de impacto positivo que o seu consumo pode ter sobre sua saúde. Uma constatação que tem surgido de forma consistente em muitos estudos feitos é que as gorduras não são produzidas igualmente e que a gordura do óleo de coco é realmente uma das mais saudáveis ​​do planeta. Abaixo estão as dez propriedades medicinais do óleo de coco com base nas evidências que o tornam um milagroso alimento.

Reduz a gordura abdominal

Mais profissionais médicos acreditam que a quantidade de gordura abdominal que uma pessoa tem é um melhor preditor para as doenças cardíacas e outros problemas de saúde do que o peso. No entanto, estudos mostram que o óleo de coco pode acelerar a capacidade do organismo de queimar gordura abdominal e reduzir o risco de graves problemas de saúde.

Auxilia na saúde neurológica

Um estudo publicado na revista de revisão por pares Neurobiology of Aging descobriu que os ácidos graxos de cadeia média, o tipo de gordura encontrada no óleo de coco, quando administrados a pacientes com mal de Alzheimer precoce, propiciaram uma melhora significativa nas habilidades cognitivas.

Óleo de côco e seus benefícios

Cura feridas

Vários estudos descobriram formas nas quais o óleo de coco pode ajudar na cicatrização de feridas. Isso inclui estímulo da epitelização, aumento da atividade das enzimas antioxidantes e promoção de níveis mais elevados de colágeno no tecido durante a reparação. Isto se traduz na cura mais eficaz de uma ferida.

Trata doenças inflamatórias

A pesquisa descobriu que o uso regular de óleo de coco é tão eficaz quanto os anti-inflamatórios não esteroides (como o ibuprofeno) no tratamento de inflamação crônica e da dor proveniente de condições como a artrite.

Protege o estômago de úlceras

O leite de coco (o qual contém óleo de coco) demonstrou ser tão eficaz quanto o sucralfato da medicina tradicional em proteger a mucosa do estômago contra a ulceração.

Elimina os fungos

Em um outro estudo, 52 estirpes diferentes da levedura Candida foram expostas ao óleo de coco e todas foram consideradas suscetíveis, especialmente a Candida albicans, a qual é responsável pela infecção humana por fungos na boca ou vagina.

Óleo de côco e seus benefícios

Aumenta a testosterona

Em um experimento com ratos de laboratório, uma dieta contendo óleo de coco mostrou diminuir os danos oxidativos nos testículos dos ratos aumentando, portanto, a produção de testosterona.

Óleo de côco e seus benefícios

Reduz a BPH

A Hipertrofia Prostática Benigna (HPB) é o aumento da glândula da próstata e afeta aproximadamente metade dos homens com mais de 50 anos. O óleo de coco provou a sua capacidade de reduzir o inchaço da próstata em ratos de laboratório.

Estes estudos têm mostrado que, embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, o potencial do óleo de coco para tratar uma série de condições parece promissor e que os benefícios de saúde de consumi-lo regularmente são nada menos que incríveis.

Óleo de côco e seus benefícios

Encontre nossa página no  Google+ Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *