Propriedades medicinais do açafrão

Propriedades medicinais do açafrão

Propriedades medicinais do açafrão

Um grama de açafrão aumenta a memória de trabalho em apenas 6 horas

O interesse no açafrão como agente tônico e regenerativo para condições cerebrais está crescendo rapidamente. Esta tendência pode ser devido o aumento da prevalência de condições neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, bem como um aumento alarmante de câncer cerebral e as desregulações metabólicas prejudiciais cognitivas associadas ao diabetes tipo 2.

O açafrão e o seu principal polifenol curcumina possuem grande promessa como alternativa aos produtos farmacêuticos – nenhum dos quais demonstrou abordar nem resolver as causas profundas da doença.

 

Um estudo recente publicado em Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition e intitulado,  Turmeric improves post-prandial working memory in pre-diabetes independent of insulin” (Açafrão melhora a memória de trabalho pós-prandial em pré-diabetes independentemente da insulina), revela o perfil terapêutico exclusivo deste antigo tempero indiano na prevenção do comprometimento cognitivo relacionado ao pré-diabetes e à demência.

 

Propriedades medicinais do açafrão

O estudo contou com 48 participantes de 60 anos com pré-diabetes recentemente diagnosticado e não tratado. Eles foram randomizados para receber um placebo, açafrão (1.000 mg), canela (2.000 mg), ou ambos (1.000 mg e 2.000 mg, respectivamente), ingeridos em um pão branco (119 g) no café da manhã.

 

Propriedades medicinais do açafrão

Os pesquisadores observaram as respostas metabólicas dos participantes ao longo de um período de 6 horas para os seguintes parâmetros:

· Memória pré e pós-trabalho (MT),

· Respostas glicêmica e de insulina

· Biomarcadores da doença de Alzheimer (medidos em 0, 2, 4 e 6 horas): proteína precursora amiloide (APP); γ-secretase subunidades presenilina-1 (PS1); presenilina-2 (PS2); glicogênio sintase quinase (GSK-3β)

 

Propriedades medicinais do açafrão

Os resultados do estudo foram relatados da seguinte forma:

“Descobrimos que uma modesta adição de 1g de açafrão em um café da manhã não nutricional (de pão branco) melhorou a memória de trabalho (MT) durante 6 horas em pessoas mais velhas com pré-diabetes – o que não ocorreu com 2g de canela”.

 

Além disso, eles observaram que a gordura corporal e a resistência à insulina modularam o efeito que o nutriente apresentou na melhora da memória funcional, “sugerindo que os benefícios do açafrão poderiam ser melhorados quando essas características eram menos anormais”.

 

Embora o estudo tenha encontrado que os biomarcadores do Alzheimer “apresentaram correlações ativas entre eles durante o estudo de 6 horas, estes não explicaram o vínculo entre o açafrão e a MT”. Em outras palavras, os pesquisadores supuseram que, enquanto os componentes da especiaria acessam e modulam as vias tradicionais dos biomarcadores de Alzheimer, nenhum mecanismo definitivo de ação, explicando como eles afetam a memória de trabalho, pode ser discernido no estudo.

 

Curiosamente, o estudo selecionou intencionalmente o pó do açafrão em vez de extratos de curcuminoides, como é normalmente o caso, para simular a exposição culinária do mundo real ao tempero:

 

Propriedades medicinais do açafrão

“Nós deliberadamente usamos o açafrão integral em vez de curcuminoides ou extratos de açafrão. Queríamos examinar o produto usado na vida quotidiana, com o qual há gerações de experiências e presumível segurança em culturas alimentares asiáticas – em uma variedade de cozinhas do sul, nordeste e sudeste da Ásia. As quantidades utilizadas também estavam dentro do intervalo doméstico habitual”.

 

Este estudo solidifica mais uma vez os achados de uma crescente literatura que mostra que o açafrão (curcumina) é uma excelente intervenção para os pré-diabéticos (com uma taxa de prevenção de até 100%, de acordo com um estudo publicado há dois anos em Diabetes Care), bem como um agente antidemência, já avaliado em detalhe em relatórios anteriores.

Propriedades medicinais do açafrão

Encontre nossa página no  Google+  Facebook

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *