tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Adote uma reforma em seu regime alimentar

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Os males causados pelo fumo geralmente levam tanto o fumante como os que lhe querem bem a desejar ardentemente livrar-se deste vícios. Mas como fazê-lo?

Que medidas tomar? Qual o caminho que deve ser seguido? As informações a seguir são muito úteis para alcançar este alvo! Algumas medidas  tomadas, acompanhas de uma dieta simples e equilibrada, contribuirão imensamente para a conquista e manutenção dessa tão almejada vitória.

Medidas Sugestivas

Caminhe diariamente, ou faça outro tipo de exercícios que lhe seja agradável importante exercitar-se diariamente, mesmo que seja em pequenos períodos durante o dia e que sejam exercícios de tipos variados.

Respire profundamente várias vezes e em vários período durante o dia.

Tome muita água e sucos frescos durante o dia (total: 2 a 3 litros).

Evite permanecer por perto quando alguém estiver fumando. A força do vício e do hábito de tanto tempo podem ser mais fortes e…

Abandone, ou determine-se a evitar o uso de bebidas estimulantes (café, chá-mate, chá preto, Coca-Cola, guaraná em pó, chocolate). Geralmente “pedem” um cigarro em seguida.

Adote uma reforma em seu regime alimentar

Veja as considerações a seguir:

Sucos de frutas e legumes: tomar em abundância.

Sucos frescos e crus, de preferencia sem adoçar, ajudam a vencer o cigarro e a bebida alcoólica, pelas seguinte razões:

Grande incidência de vitamina C – Essa vitamina é extremamente necessária na formação dos tecidos que foram danificados pela ação do fumo e do álcool ( tecidos do sistema nervoso central, da mucosa do fígado).

Além disso, a vitamina C combate os radicais livres contidos na fumaça do cigarro, atenuando assim os grandes estragos que eles causam. pesquisas mostram também uma ligação entre a eliminação da nicotina e a presença de vitamina C no sangue.

Ácidos orgânicos – Os alimentos crus, especialmente as frutas, verduras e legumes, têm  ácidos orgânicos em grande quantidade, Além de combater os  radicais livres, esses ácidos estimulam o peristaltismo do intestino, apressando assim a sua limpeza. Com esse alívio, o fígado pode trabalhar com mais liberdade na eliminação das toxínas que o fumo eo álcool depositam no sangue.

Água-  A água pura estimula o funcionamento dos rins e do intestino, aumentando a filtração das impurezas trazidas pelo álcool e pelo fumo.

Fontes de beta-caroteno – Muitos sucos frescos, especialmente de cenoura, beterraba, folhas de cor verde-escuro, ou mamão, ajudam a restaurar as células danificadas pelo fumo e pelo álcool. O beta-caroteno também combate os radicais livres.

Facilidade digestiva A notável facilidade digestiva dos sucos faz com que o organismo tenha ao seu dispor, em instantes, a energia, as vitaminas e os minerais que fortalecerão o sistema imunológico.

Alimentos ricos em complexo B

As vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B6, protegem o sistema nervoso central, tão agredido pelas toxinas do álcool e do fumo. Aproveite as vantagens que estas vitaminas têm a oferecer. Elas podem ser encontradas aos seguites alimentos:

Todos os cereais integrais (aveia, milho-verde, triguilho, trigo em grão, arroz integral, centeio, etc. e produtos feitos com eles)

Verduras

Frutas

Sementes ( girassol,gergelim, abóbora, jaca, etc.)

Castanhas

Feijões

obs: O preparo desses alimentos deve ser feito da maneira mais simples e agradável possível.

Fibras vegetais

Devido á grande limpeza intestinal que realizam, as  fibras previnem as fermentações e o apodrecimento do bolo fecal. o fígado deixa de receber doses extras de toxinas de alimentos estrados nos intestinos, ficando mais livre para executar seu papel de limpar o sangue das perigosas toxinas do álcool e do fumo.

As frutas, verduras, sementes e cereais integrais são grandes fontes de fibra!!

Cardápio equilibrado: a distribuição das refeiçoes diárias deve seguir ás seguintes sugestões.

DESJEJUM- Deve ser reforçado com abundância de frutas cruas, cereais integrais, iogurte, castanhas, germe de trigo, dentro de uma distribuição e quantidade adequadas.

ALMOÇODeve conter abundância de verduras e legumes (cruas em sua maioria), seguidos de 1 ou 2 tipos de amidos naturais (arroz integral, cará, inhame, mandioca, trigo em grão, milho-verde, etc) e 1 tipo de proteína (queijo fresco, tofu, soja em seus vários preparos, 2 ou 3 ovos por semana, castanhas etc).É  MELHOR SEGUIR UMA DIET OVO-LACTO-VEGETARIANA, PELO MENOS PARA INICIAR.

JANTAR  Deve ser bem leve, de preferência composto de frutas cruas e cereais integrais.

Mastigue bem os alimentos, e com calma, para sentir melhor o prazer da comida, e evitar comer excessivamente. Esta  práticas indica coopera com o bom funcionamento do sistema nervoso e lhe fortacerá rumo á vitória.

Entre as refeições, tome apenas sucos naturais sem açúcar, ou chás caseiros.

Evite os seguintes alimentos:

Evite alimentos estimulantes do desejo de fumar ou beber, tais como café, chá-mate, chá preto. Coca-Cola, chocolate, carnes e caldos de carnes, condimentos picantes como noz-moscada, vinagre, catchup, bem como frituras.

tabagismo conselhos alimentares para deixar de fumar

Encontre nossa página no Pinterest   Facebook

Siga nós:
0
fb-share-icon0
20
fb-share-icon2998
Advertisements

lilica

Olá , “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”dicas de saúde, bem estar, cuidado com corpo e mente saudável . invista em você !! tenha uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste blog? Por favor, Compartilhe :)